A importância da rotina na vida das crianças

Esse é o primeiro texto da nossa colunista, a Psicóloga Aline! E está rico de conteúdo para ajudar muito as famílias! Vem ler! O bebê quando nasce já tem uma rotina intra uterina. O descanso era quando a mãe desperta e o bebê desperta quando a mãe se deita. Muitas mamães relatam exatamente isso, quando elas deitam a "festa" na barriga começa.


Já nos primeiros dias de vida o bebê começa a receber a nova rotina. E isso o ajuda a ter mais segurança. A rotina deve ser implementada nos primeiros meses de vida. Nessa fase a rotina do sono, higiene e alimentação são as mais importantes, conforme a criança for crescendo, outras rotinas podem ser inseridas como a do lazer e estudos, por exemplo.

Muitas pessoas pensam que a rotina "engessa" o dia, dando a sensação que não conseguirão fazer nada de diferente, mas o que geralmente acontece, é que quando uma rotina de qualidade é estabelecida, ela pode sim ser flexível. Ajustes em uma rotina estabelecida, geralmente não geram grandes prejuízos de tempo no dia. Já em um ambiente sem rotina, os relatos é que o dia passou e não se conseguiu fazer o que gostaria.

Leia mais: Amor de Irmãos

A rotina é essencial do nascimento até os cinco anos, se aprendido nesse período, é muito provável que a criança permaneça com esse hábito em outras fases da sua vida. Geralmente crianças pequenas gostam de rotina pela segurança que ela trás. A criança se sente no "controle" da situação ajudando a desenvolver sua personalidade, autonomia e auto confiança.
A implementação da rotina, se não foi feita enquanto a criança era pequena, pode ser introduzida por partes, por exemplo, começar pela rotina da alimentação e quando essa estiver estabelecida, inserir a rotina do sono e assim por diante.

Em um mundo onde as pessoas relatam que queriam mais horas durante o dia, inserir a rotina como um aprendizado é algo extremamente importante. A rotina trás um melhor aproveitamento do seu tempo.

Nas férias, a rotina pode sim ser alterada, mas evitar mudanças muito bruscas, pois uma hora as férias acabam e a adaptação para retornar a rotina poderá ser mais difícil.

E para finalizar, quadros educativos de rotina, são ótimas opções para auxiliar os pequenos.

Com carinho,


Publicado por: Jaqueline Bernardo Costa
Chegou até aqui, deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário