Carta para a mãe que não conseguiu amamentar



Sabemos que o leite materno é de fundamental importância para nossos bebês, há um grande incentivo para que a mãe amamente até 6 meses exclusivamente ou até por um período prolongado (o famoso até onde a mãe ou o bebê quiser), porém nesse percurso pode acontecer algum obstáculo e a mãe pode vir a não conseguir amamentar. Você conseguiu amamentar

Muitas se sentem péssimas por não conseguir fazer isso, mas não deviam, porém se sentem, é aquele jogo de sentimentos que cada mãe tem e passa individualmente no período de toda a maternidade! Pensando nessas mães que eu escrevi com todo amor e carinho do mundo uma carta! E espero realmente que essa carta atinja seu objetivo maior, abraçar essas mães e passar a mensagem de que ninguém pode dizer que você é “menos mãe” (detesto esse termo) só pelo motivo de você não ter amamentado, isso não serve de “medição” e nunca servirá. No fim do texto há uns cards exclusivos que vocês podem fazer o download e se desejarem podem salvar direto no Pinterest também! Espero que gostem.

Querida mamãe que não pode amamentar, quero te deixar umas palavras de carinho e empatia, sei que não é nada fácil quando alguém diz que amamentou seu bebê até tantos anos, quando você sequer teve a oportunidade de começar. Não sei se você realmente teve pouca produção de leite, e pouca ajuda, não sei se seu bebê teve de permanecer na UTI, impedindo que você o amamentasse, ou se você tem/teve alguma limitação que te impediu disso. Eu imagino que as vezes você se sente triste com tudo isso, eu só posso imaginar. Mas por favor não se sinta menos mãe, nem sei se é possível se sentir assim, mas não se sinta. Você é incrível. É uma mãe maravilhosa e nunca na terra nem fora dela se pode usar a amamentação como uma escala para saber quem é uma melhor mãe, quem não é! 

Todas somos mães maravilhosas para nossos filhos. Você é maravilhosa eu te já disse isso. Você não pôde amamentar, mas você pôde e pode amar muito, mimar muito, ter a mesma conexão que todas as mães têm! Não deixe que alguma pessoa sem amor, diga que você devia ter se esforçado mais, tentado mais que você iria conseguir amamentar. É aquela história ninguém caminha com seus sapatos pra saber que caminhos você percorreu. Não duvido que você tenha tentado, e tentado bastante amamentar. Mas precisou mudar seus planos, a fórmula foi necessária, eu acredito que em algum momento você tenha chorado, até aceitar de vez tudo isso. Ou talvez não. Seja como for quero te dizer que te admiro, que admiro você como um todo. Seus planos não aconteceram como você quis e isso não tem problema. Você tem seus filhos aí saudáveis e brincalhões. Você tem sorte, e nem imagina a sorte que seus filhos tem de ter você como mãe! Receba meu abraço.







Um comentário:

  1. Ótimo texto! Amei a carta cheia de empatia. É o que mais precisamos na maternidade.

    ResponderExcluir