O leite materno é um super alimento e disso todos nós sabemos não é? E você sabia que o leite excedente que você produz pode ajudar a salvar vidas?
Toda mulher que amamenta e é saudável é uma potencial doadora de leite humano. Procure o banco de leite mais próximo e saiba como proceder. A doação de leite materno é importante, porque ajuda a salvar a vida de milhares de recém-nascidos prematuros e de baixo peso (abaixo de 2,5 kg) internados, que não podem ser amamentados pela própria mãe.
Atualmente no Brasil há 221 bancos de leite com 199 posto de coleta! Com o total de 184.000 litros de leite arrecadados e 171,000 doadoras!
HOJE, A REDE GLOBAL DE BANCOS DE LEITE HUMANO NO BRASIL CONSEGUE SUPRIR APENAS 60% DA DEMANDA PARA OS
RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS E DE BAIXO PESO INTERNADOS NAS UTIS NEONATAIS DO PAÍS.
Isso significa que 40% dos bebês internados que precisam do leite materno não podem contar com ele na sua alimentação.
Leia também: O que é hiperlactação?
Leia também: O que é hiperlactação?
O Banco de Leite Humano BLH é responsável pela promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do leite produzido nos primeiros dias após o parto (o colostro), leite de transição e leite materno maduro, para posterior distribuição para os recém-nascidos internados sob prescrição do médico ou nutricionista.
O modelo de Banco de Leite Humano brasileiro é referência internacional e, desde 2005, o Brasil transfere tecnologias que alinham baixo custo com alta qualidade para 23 países da América Latina, Caribe, Península Ibérica, África e outros países europeus.
O número de doações de leite materno ainda é baixo em relação à demanda no país. Hoje, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano consegue suprir apenas 60% da demanda para os recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados nas UTIs neonatais do Brasil. Isso significa que 40% dos bebês internados que precisam do leite materno não podem contar com ele na sua alimentação. Por isso, o Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Global de Bancos de Leite Humano, realiza, todos os anos, uma campanha para sensibilizar mulheres que amamentam para a doação.
Publicado por: Jaqueline Bernardo Costa
Chegou até aqui, deixe seu comentário!
Ótimo incentivo. Doar leite é prova de amor!
ResponderExcluir