Chocolate e pets não combinam

Não dê chocolate para seu animal de estimação, pode parecer pouca coisa mas há um grande risco no consumo do mesmo!  Ainda mais agora com a chegada da Páscoa, e com mais fácil acesso a guloseima, o cuidado deve ser redobrado. A médica veterinária Keila Regina de Godoy nos dá maiores informações, fiquem atentos.


O chocolate possui uma substância tóxica que os pets não conseguem metabolizar. A substância se chama teobromina, e está relacionada a quantidade de cacau, quanto mais cacau mais teobromina e maior a toxidade do chocolate.

CHOCOLATE E PETS

Sendo assim chocolates mais escuros e amargos são os mais perigosos para os animais. Mas tenham em mente que todo o tipo de chocolate oferece riscos para cães e gatos.

Leia mais: Por que castração é um ato de amor?

O que a teobromina causa nos animais!? Ela aumenta a contratação muscular, excitação nervosa, xixi em excesso, aumento de temperatura corporal, respiração acelerada, taquicardia, diarreia e vômito. Quanto mais ingerido, maiores os sintomas.
CHOCOLATE E PETS

Apesar de tudo isso casos em que os cães e gatos venham a óbito ser raro, há uma grande incidência de indisposições gastrointestinais, em pets pequenos e jovens. Há um grande risco de intoxicação e mal estar, mas há também o risco de obesidade e todos os males que ela causa. Ninguém quer fazer seu amigo passar mal de propósito não é? Chocolate e pets não combinam!

Então como se fosse uma criança pequena, chocolates e bombons devem ficar longe da altura dos cães e especialmente dos gatos que têm maior facilidade de ter acesso a lugares altos. Caso a ingestão seja acidental procure imediatamente o veterinário.

Não arrisque a vida do seu pet por tão pouco. Não ceda aos olhinhos brilhantes e rabinhos balançando! Quem ama cuida, protege e acha uma alternativa. Hoje a indústria pet conta com inúmeros produtos pensados nessas datas, ou você pode inventar e fazer um ovo de sachê!

Fonte: Dra Keila Regina de Godoy


Publicado por: Jaqueline Bernardo Costa
Chegou até aqui, deixe seu comentário!


Nenhum comentário:

Postar um comentário