Eu sempre quis doar leite, era meu sonho desde o Isaque, mas na época dele não havia tanta informação e incentivo ao meu ver como tem hoje em dia. Então quando fiquei grávida da Helena, disse pra mim mesma que iria tentar doar, iria descobrir como é o processo de doação e iria doar. E assim comecei.
Sabia que o dia Mundial de Doação de Leite Humano é comemorado dia 19 de Maio? Vem ler mais neste post!
Elas vem na sua casa fazem o seu cadastro pedem o seu exame de sangue da gravidez e te explicam como fazer o processo para tirar leite materno como cuidar dos potes para armazenar o leite materno. A essa altura você já se sente mega importante pois você sabe que o seu leite é muito importante para salvar a vida de muitos bebezinhos.
No começo da doação eu tirava cinco vidrinhos de leite, no começo da produção é assim mesmo, a gente produz uma quantidade de leite maior. Com o tempo o corpo começa a produzir a quantidade ideal para o bebê, ou de acordo com a estimulação.
Então passei a doar menos mas sempre me esforçava para doar pois era um sonho que eu estava realizando.É um gesto tão simples e nada complicado de se fazer, o simples fato de doar um vidro era gratificante, pois eu tinha certeza de que o leite iria satisfazer a fome de muitos bebezinhos, a gente se sente muito orgulhosa, é uma sensação indescritível.
No começo fazia a ordenha manualmente, mas uma anjo chamada Elaine me doou uma bomba manual o que facilitou bastante. A paciência e dedicação de toda a equipe do banco de leite fez tudo andar de um jeito fácil. Penso que talvez devesse ter doado mais, mas acredito que é uma sensação que todas carregamos, Helena ainda continua mamando bastante! Mas para ordenhar eu retiro muito pouco, afinal, no mundo não há bomba que se iguale a ordenha que o bebê faz.
Deixo bem claro que a sensação de doar é incrível. Se você sentir desejo de conhecer como é feito, de como se tornar doadora, procure o banco de leite da sua cidade! Você nunca se arrependerá disso, eu garanto!
Doe leite, salve vidas, incentive a amamentação!
Nenhum comentário