Adoção


adocao

A adoção é um ato muito bonito, é um ato de amor. Mas também é um momento difícil para o casal que decide adotar e precisa esperar anos para ter seu filho. Vem ver esse texto que a nossa Psicóloga Aline Fardin Cabral (CRP 06/126545) preparou ora gente!

 E quando acontece, na maioria das vezes, é no susto. Digo no susto, pois os pais relatam que receberam uma ligação e precisam rapidamente decidir pela adoção ou não. E se a resposta é positiva em pouco tempo seu filho estará em sua casa. É contraditório esperar anos em uma fila de espera e de repente olhar para o lado e ver uma criança que é real, está ali e dependente totalmente de você.

Existem muitas dúvidas sobre o contar ou não contar para a criança sobre a adoção. Precisamos partir do princípio que a verdade é a melhor opção. A criança tem o direito de saber da sua história. Pode parecer difícil essa conversa, mas para muitas crianças é a resposta da pergunta que elas nem sabem que tinham  e quando vem essa resposta tudo muda na vida dela.

Existe um sentimento por parte dos pais de sofrerem por uma suposta rejeição que a criança pode ter por essa família que a adotou. Mas é importante que os pais acolham essa criança e entendam que estão construindo uma nova história. Eles precisam dizer para o filho que ele foi escolhido, que é e será sempre amado. A criança precisa dessa segurança, já que já passou pela experiência da rejeição.
adocao

Muitos pais se perdem na hora de educar e evitam dizer nãos, colocar limites e regras, pois tem medo de serem rejeitados ou por pensarem no quanto o filho sofreu enquanto estava a espera de uma adoção. É importante ter cuidado, e buscar ajuda se for necessário para lidar com esses sentimentos, pois a criança precisa ser educada e deixá-la crescer sem limites e sem saber lidar com a frustração será um sofrimento para ela futuramente.

Precisamos compreender que houve sim um momento difícil na vida dessa criança. Mas que essa etapa passou e que agora ela tem uma família que a ama e que juntos vão escrever uma linda história de amor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário