Como ajudar na auto estima do seu filho

A auto estima é muito importante em nossa vida, e ela deve ser desenvolvida ainda na infância. Você sabe como ajudar seu filho a desenvolvê-la? Vem ver o texto que a Psicóloga Aline Fardin Cabral (CRP 06/126545) preparou para nós. 
como ajudar na auto estima do seu filho



1)      Evitar críticas severas, por mais que a criança não tenha conseguido realizar alguma tarefa, devemos auxiliar e explicar como fazer para que ela perceba que pode fazer de uma forma mais assertiva da próxima vez.
2)      Devemos dar suporte para realizar alguma tarefa somente quando for necessário. Se pedirmos para ela fazer algo e acabarmos fazendo por ela não estaremos ajudando a desenvolver a auto estima. A criança precisa aprender a pedir ajuda quando necessário, e nós devemos respeitar esse momento. Temos o papel em auxiliar ela e não fazer por ela.
como ajudar na auto estima do seu filho

3)      Se a criança não conseguir fazer algo que foi planejado, devemos ressaltar o esforço que ela teve, independente do resultado, dessa forma ensinamos também ela persistir em uma tarefa, assim ela vai aprimorando sua habilidade até chegar ao resultado que deseja.
4)      Não fazer comparações com outras crianças (inclusive entre irmãos e primos), dessa forma a criança vai ter como base de bom ou ruim o que o outro faz e não o que ela consegue fazer de acordo com seu repertório e habilidade.
5)      Dar autonomia para as crianças fazerem cada vez mais coisas dentro da sua capacidade. Dessa forma, ela vai percebendo que pode fazer outras coisas e isso além de melhorar sua auto estima por se sentir  “útil” dentro de um contexto, incentiva ela a sempre querer aprender mais.
6)      Ensinar a criança a não esperar ser “elogiada” quando fizer algo, as vezes poderemos estar desatentos ou ela fez algo sem ninguém por perto. Então devemos ensiná-la a sentir se orgulhosa pela sua conquista e não esperar ser elogiada sempre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário