O que diz a Lei da Cadeirinha?


O uso de cadeirinhas no carro é de extrema importância, garante a segurança da criança em caso de acidente, e quem já passou por um viu ao vivo a diferença que esse equipamento, às vezes negligenciado por alguns, faz na hora da colisão. Aqui vai algumas especificações de até quando a criança deve usar cada equipamento de acordo com a idade e/ou o tamanho.
uso de cadeirinhas de automovel salva vidas


 O que diz a Lei da Cadeirinha?
A Resolução 277 do Contran determina que as crianças menores de dez anos devem ser sempre transportadas nos bancos traseiros dos veículos usando individualmente cinto de segurança. Até os sete anos e meio, elas devem utilizar o equipamento de retenção adequado (bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação). Confira o dispositivo indicado para cada faixa etária:
Até um ano: bebê conforto;
De um a quatro anos: cadeirinha;
De quatro a sete e meio anos: assento de elevação;
De sete e meio a dez anos: cinto de segurança no banco traseiro;
Após dez anos: já pode ser transportada no banco dianteiro, sempre com cinto de segurança.


Crianças de zero a um ano de idade – Bebê conforto

Do momento em que nascem até um ano de idade – ou até atingirem o peso máximo indicado pelo fabricante (geralmente 13 kg) –, as crianças devem utilizar o bebê conforto. Esse equipamento é instalado de costas para o movimento, em um ângulo de inclinação de 45º. Ele possui formato de concha e é ideal para recém-nascidos, acomodando e protegendo melhor o bebê.
uso de cadeirinhas de automovel salva vidas

Crianças de um aos quatro anos de idade – Cadeirinha

De um até aproximadamente os quatro anos de idade – ou enquanto estiverem na faixa de peso indicado limite pelo fabricante do dispositivo (geralmente de 9 kg a 18 kg) –, as crianças devem usar a cadeirinha. Esse equipamento é instalado de frente para o movimento na posição vertical. Deve ser instalado em cintos de 5 pontos, o que distribui melhor a energia do impacto em caso de colisão.
uso de cadeirinhas de automovel salva vidas

uso de cadeirinhas de automovel salva vidas


Crianças de quatro até sete anos e meio de idade – Assento de elevação (ou booster)

Dos quatro até completarem sete anos e meio de idade – ou enquanto estiverem na faixa de peso indicado limite pelo fabricante do dispositivo (geralmente de 15 kg a 36 kg) –, as crianças devem usar o assento de elevação (ou booster). Esse equipamento serve para que a criança, sentada, fique mais alta. Assim, o cinto de segurança do carro passará nas partes do corpo que são capazes de suportar o impacto de uma colisão ou freada brusca (quadril, centro do peito e meio do ombro).
uso de cadeirinhas de automovel salva vidas


Deve-se prestar atenção a instalação correta do equipamento para que ele proteja corretamente a criança. Respeitando a idade de uso e/ou peso e/ou tamanho.





Um comentário:

  1. Muito boas as informações. Aqui quando as meninas completaram 1 ano foram para cadeirinha. O bebê conforto estava desconfortável

    ResponderExcluir