Como cuidar corretamente da máscara de proteção?


Estamos vivendo dias difíceis não é mesmo, nunca na minha vida iria imaginar que chegaríamos a um momento em que simplesmente todas as pessoas iriam aderir (algumas contra a vontade) ao uso de máscaras no dia a dia. Mas aconteceu! E agora como cuidar das máscaras de modo seguro e correto?
covid-19-mascaras-cuidado


Acredito que assim como eu que tem filhos em casa e pais e sogros idosos, os cuidados de prevenção ao COVID 19 estão sendo redobrados não é mesmo?  A máscara é considerada uma barreira mecânica contra gotículas de saliva, que disseminam o covid-19.

Mas então como cuidar dela corretamente?

Antes de usar a mascara você deve estar com as mãos devidamente limpas seja com álcool gel ou lavadas com água e sabão (que sabemos que é o modo mais eficaz de deixar as mãos limpas). Sua máscara deve cobrir o nariz e a boca,  usada por no máximo 2 horas e depois deve-se troca-la,  jamais coloque a mão no tecido da frente da máscara e evite ao máximo remove-la para  falar,  não deixe  a mascara pendurada no ouvido, nem no pescoço, você pode se contaminar. Retirar a máscara do rosto deve ser feita pelo elástico, coloque ela numa sacola e feche bem, em casa lave-a com água e sabão, deixando-a de molho por 20-40 minutos (eu deixo lá  e acaba ficando mais tempo que o previsto pois esqueço e vou fazer outras coisas, 20 minutos é o suficiente) pendure no sol se possível e depois que tiver seca, passe ela com ferro bem quente e guarde numa sacola devidamente esterilizada.

covid-19-mascaras-cuidado


E qual o material que deve ser feito as máscaras?

Nos Estados Unidos, testes feitos por cientistas mostram que filtros de arsacos de aspirador de pófronhas com mais de 600 fios e tecidos semelhantes a pijamas de flanela cumprem bem a tarefa de proteger quem não está doente dos vírus — alguns filtros, no entanto, devem ser usados envelopados em outros tecidos, já que eles podem soltar pequenas fibras que podem ser perigosas se inaladas. Já os filtros de café tiveram uma performance mediana. O material de lenços e bandanas tiveram notas mais baixas, mas ainda conseguiram capturar uma pequena porcentagem de partículas. (Fonte)

covid-19-mascaras-cuidado

Parece trabalhoso esse cuidado todo com a mascara antes de, pois e durante o uso não é mesmo? Mas eu penso que o cuidado que temos nos livra de cuidados muito maiores, é amor por sua vida, pela vida de seus familiares. Você não pode compartilhar sua máscara, cada membro de sua família deve ter as suas e manter elas separadas, é um bom momento pra ensinar pros seus filhos responsabilidade, cuidados pessoais e higiene pessoal!

Lembrando que o uso de máscara não elimina o restante dos cuidados. Lavar as mãos com frequência, limpar objetos que tenham ido pra rua, deixar sapatos e roupas na área “suja” são cuidados que ainda devem ser tomados.

E atenção crianças menores de 2 anos e pessoas com problemas respiratórios ou inconscientes, não devem usar máscara, o Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças afirma que a máscara não deve ser usada por pessoas que não sejam capazes de removê-la sem assistência, inclusive adultos, porque podem causar sufocamento. E para crianças menores de 2 anos o tamanho, e a curiosidade de ficar em contato com a máscara são fatores que pesam na hora de usar ou não. Então lembre-se crianças menores de 2 anos fiquem em casa, e na minha opinião pessoal, se você precisar sair com sua criança menor de 2 anos, se ela for usar a mascara, mantenha o cuidado e atenção redobrado. Logo tudo isso vai passar!

Se tiverem qualquer consideração deixem um comentário.

covid-19-mascaras-cuidado


Nenhum comentário